Termos comuns utilizados no Comércio Exterior

ACF

– Attainable Cubic Feet ou Espaço Cúbico Permitido.

Acknowledgement of Receipt ou Confirmação de Recebimento

– Notificação relacionada a algo recebido.

Admissão temporária

– Regime aduaneiro especial que permite a importação de bens que devam perman¬ecer no País durante prazo fixado, com suspensão total ou parcial de tributos.

ADR

– Articles Dangereux de Route ou Transporte de Artigos Perigosos.

AD Valorem – Taxa de seguro cobrada sobre certas tarifas de frete ou alfandegárias proporcionais ao valor total dos produtos da operação (Nota Fiscal).

AFRMM

– Adicional ao Frete para Renovação da Marinha Mercante.

Aladi

(Associação Latino-Americana de Integração) – Congregação de países que têm como objetivo o estabelecimento de um mercado comum latino-americano, formada por: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Cuba, Equador, México, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.

Amostras sem valor comercial

– Bens representados por quantidade, fragmentos ou partes, estritamente necessários para dar a conhecer sua natureza, espécie e qualidade.

Armazém ou Warehouse

– Lugar coberto, onde os materiais/produtos são recebidos, classificados, estoca¬dos e expedidos.

AWB – Air Waybill

ou Conhecimento de Transporte Aéreo.

Back to Back

– Consolidação de uma única expedição em um MAWB (Master Air Waybill – Conhecimento Principal de Transporte Aéreo) abrangendo um HAWB (House Air Waybill – Guia de Transporte Aéreo emi¬tida por um expedidor).

BagagemCubagem ou Cubage – Volume cúbico disponível para estocar ou transportar. Calcula-se o metro cúbico multiplicando-se o comprimento pela largura e pela altura.

Custo Logístico

– É a somatória do custo do transporte, do custo de armazenagem e do custo de manutenção de estoque.

DAC

(Depósito Alfandegado Certificado) – Regime aduaneiro especial que permite o depósito, no merca¬do interno, sob regime alfandegado, de produtos já comercializados com o exterior, considerados exportados para todos os efeitos fiscais, creditícios e cambiais.

DAF

– Delivered At Frontier ou Entregue na Fronteira.

DDP ou Door to Door

– Delivered Duty Paid ou Entregue com Taxas Pagas.

DDU

– Delivered Duty Unpaid ou Entregue sem Taxas Pagas.
Demurrage ou Sobreestadia – Multa determinada em contrato, a ser paga pelo contratante de um navio, quando este demora mais do que o acordado nos portos de embarque ou de descarga. O termo também uti¬lizado para as diárias a serem pagas pelo importador após o período de estadia livre concedido pelo agente de carga/armador.

Dead line

– Prazo-limite para entrega da carga para embarque.

DEQ

– Delivered Ex QUAY ou entrega no cais. O vendedor entrega a mercadoria no cais do porto de destino.

DES

– Delivered Ex SHIP ou Entrega no Navio.

DI

(Declaração de importação) – Documento-base do despacho de importação que deve conter a identifi¬cação do importador, a classificação, o valor aduaneiro e a origem da mercadoria, dentre outras informações.

DSI

– Declaração Simplificada de Importação.

Docas ou Docks

– É o local intermediário que as mercadorias ficam entre a expedição e os transportes (vários modais), a fim de facilitar e agilizar a operação de carregamento e descarregamento.

Dragagem

– Serviço de escavação nos canais de acesso e áreas de atracação dos portos para manutenção ou aumento da profundidade.

Draw-back

– Envolve a importação de componentes, sem pagamento de impostos (IPI, ICMS, Adicional ao Frete para Renovação da Marinha Mercante e Imposto sobre Prestações de Serviços de Transporte Estadual), vinculada a um compromisso de exportação.

DSE

– Declaração Simplificada de Exportação.

EADI

– Estação Aduaneira do Interior.

ELQ

– Economic Logistic Quantity ou Quantidade Logística Econômica. É a quantidade que minimiza o custo logístico.

Embalagem ou Package

– Envoltório apropriado, aplicado diretamente ao produto para sua proteção e preservação até o consumo/utilização final.

Entreposto aduaneiro

– Regime especial que permite a importação de mercadoria estrangeira para armaze-namento em recinto alfandegado de uso público, com suspensão do pagamento dos impostos.

Entreposto industrial sob controle informatizado

– Regime especial que permite à empresa importar com suspensão do pagamento dos tributos, sob controle informatizado, mercadorias para serem submetidas à operação de industrialização e posterior exportação.

Estibordo

– Lado direito do navio.

Estivador

– Empregado das Docas que trabalha na carga e descarga dos navios.

ETA

– Expressão do transporte marítimo, que significa dia da atracação (chegada).

ETS

– Expressão do transporte marítimo, que significa dia da saída (zarpar).

Exportação temporária

– Saída de produtos do País, por tempo determinado, com suspensão do pagamento de impostos, inclusive o de exportação, condicionada à sua reimportação no estado em que foram exportados.

EXW

– Ex Works.

FAS

– Free Alongside Ship ou Livre no Costado do Navio. O vendedor entrega a mercadoria ao comprador no costado do navio no porto de embarque.

FCA

– Free Carrier ou Transportador livre. O vendedor está isento de responsabilidades, no momento que entrega a mercadoria para o agente indicado pelo comprador ou para o transportador.

FCL

– Full Container Load ou Contêiner Completo.

FCR

– Forwarder Certificate of Receipt ou Certificado de Recebimento do Agente de Transportes.

Feeder

– Serviço marítimo de alimentação do porto hub ou de distribuição das cargas nele concentradas.

Feeder Ship

– Navios de abastecimento.

FIO

– Free In and Out ou isento de taxas no embarque e no desembarque. Despesas de embarque são do exportador e as de desembarque do importador. Nada de responsabilidade do Armador.

FOB

– Free On Board ou Preço sem Frete Incluso (posto a bordo). Tem algumas variações de FOB. Pode ser FOB Fábrica, quando o material tem que ser retirado e FOB Cidade, quando o fornecedor coloca o material em uma transportadora escolhida pelo cliente.

Freight Collect

– Frete a cobrar, ou seja, a pagar. Pode ser pago em qualquer lugar, porém, em regra, é pago no destino.

Freight Forwarders

– Transitário de Carga.

Freight Payable at Destination

– Semelhante ao freight collect, porém, só pode ser pago no destino. Freight Prepaid ou Freight Paid – Frete pré-pago ou frete pago. Diz-se do frete, em regra, pago na origem, por ocasião do embarque dos bens.

HAWB

(House Airway Bill) – Conhecimento Aéreo emitido pelo Consolidador da carga.

Hinterland

– É o potencial gerador de cargas do porto ou sua área de influência terrestre. O Hinterland de¬pende, basicamente, do potencial de desenvolvimento da região em que o porto está localizado e dos custos de transporte terrestre e feeder.

House (casa)

– Expressão que se usa para container, indicando que ele será ovado ou desovado na casa do embarcador ou consignatário.

House Bill of Lading ou House B/L

– Conhecimento Marítimo emitido por um freight forwarder (transi¬tário de carga).

Hub

– Ponto central para coletar, separar e distribuir para uma determinada área ou região específica.

IBC

– Intermediate Bulk Container ou Contenedor Intermediário para Granel.

Incoterms

– sigla que identifica os 13 termos que padronizam a linguagem usada no mercado de exportação e importação.

Just-in-Time ou JIT

– é atender ao cliente interno ou externo no momento exato de sua necessidade, com as quantidades necessárias para a operação/produção, evitando-se assim a manutenção de maiores estoques.

Kaizen

– processo de melhorias contínuas, com bom senso e baixos investimentos.

Lastro

– expressão do transporte marítimo, que significa água que é posta nos porões para dar peso e equilí¬brio ao navio, quando está sem carga; no transporte ferroviário significa camada de substâncias permeáveis como areia, saibro ou pedra britada, posta no leito das estradas de ferro e sobre a qual repousam os dormen¬tes.

Layday ou Laytime

– estadia do navio no porto, que significa período previsto para acontecer a operação (atracar, carregar e zarpar).

L/C

– Abreviatura de Letter of Credit (Carta de Crédito).

LLP

– Leading Logistics Provider ou Principal Fornecedor de Serviços Logísticos. Logística Empresarial – Trata-se de todas as atividades de movimentação e armazenagem, que facilitam o fluxo de produtos desde o ponto de aquisição da matéria-prima até o ponto de consumo final, assim como dos fluxos de informação que colocam os produtos em movimento, com o propósito de providenciar níveis de serviço adequados aos clientes a um custo razoável. (definição de Ronald H. Ballou no seu livro “Logísti¬ca Empresarial”).

Logística Reversa ou Inversa

– No mercado é considerada como o caminho que a embalagem toma após a entrega dos materiais, no sentido da reciclagem das mesmas. Nunca voltando para a origem.

MAWB (Master Airway Bill)

– Conhecimento Aéreo emitido pelo transportador ao consolidador da carga.

Medidas de desempenho

– São instrumentos utilizados para avaliar a performance de qualquer atividade logística. Podem ser relatórios, auditorias, etc. Não se pode melhorar aquilo que não mensuramos.

Mercosul (Mercado Comum do Sul)

– Objetiva a integração econômica e comercial entre seus parceiros – Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai Milk Run – consiste na busca do(s) produto(s) diretamente junto ao(s) fornecedor(es), de forma programada, para atender sua necessidade de abastecimento.

Modais

– são os tipos/meios de transporte existentes. São eles: marítimo: (feito pelo mar), ferroviário (feito por ferrovias), rodoviário (feito por rodovias), hidroviário (feito em rios), dutoviário (feito pelos dutos) e aeroviário (feito de forma aérea).

NVOCC

– Sigla indicativa de Non-Vessel-Operating Common Carrier. Operador de Transporte Marítimo Sem Embarcação.

OTM

– Operador de Transporte Multimodal.

Outbound

– Fluxos da fábrica para o concessionário.

Packing List (Romaneio)

– Relação de mercadorias ou volumes.

Peação

– Fixação de cargas a bordo do veículo ou em container, utilizando-se de materiais diversos.

Popa

– parte posterior do navio.

Prancha de carregamento

– Faz parte das normas de operação dos portos, e significa a tonelagem mínima estabelecida que será operada num período de seis horas.

Pre-stacking

– Pré-empilhamento de containers, para prepará-los para embarque.

Proa

– parte anterior do navio.

PSI

– Sigla de pre-shipment inspection (inspeção pré-embarque).

RE (Registro de Exportação)

– Registro informatizado elaborado no Siscomex que aglutina num único documento as informações de natureza comercial, financeira, cambial e fiscal relativas a uma exportação.

Rebocador

– Pequeno vapor utilizado para rebocar navios ou manobrá-los com segurança em áreas dos portos.

Reboque ou bi-trem

– É o conjunto monolítico formado pela carroceria com o conjunto de dois eixos e pelo menos quatro rodas. É engatado na carroceria do caminhão para o transporte, formando um conjunto de duas carrocerias puxadas por um só caminhão.

Recintos alfandegados

– São locais assim declarados pela autoridade aduaneira competente, na zona primária ou na zona secundária, a fim de que neles possa ocorrer, sob controle aduaneiro, movimentação, armazenagem e despacho aduaneiro.

Recof

– Regime de Entreposto Industrial sob Controle Aduaneiro Informatizado – Permite que a empresa credenciada importe insumos com suspensão de impostos, sob controle aduaneiro, destinados à produção industrial de mercadorias a serem exportadas.

REDEX

– Recinto Especial para Despacho Aduaneiro de Exportação.

Reimportação

– Significa trazer de volta ao País mercadoria que foi exportada temporariamente.

Repetro

– Regime Aduaneiro Especial de Exportação e de Importação de Bens Destinados às Atividades de Pesquisa e de Lavra das Jazidas de Petróleo e de Gás Natural – Permite a exportação com saída ficta do território aduaneiro e posterior aplicação do regime de admissão temporária, bem como de partes e peças, como também a importação sob o regime de drawback.

RES (Registro de Exportação Simplificado)

– Denominado também Simplex, reúne num único documento os elementos relativos a uma exportação de valor até dez mil dólares ou seu equivalente em outras moedas. Semi-reboque – é o conjunto monolítico formado pela carroceria com um eixo e rodas. É engatado no cavalo mecânico ou trator para o transporte, ou ainda passa a ser utilizado como reboque, quando é engatado em um dolly. É muito utilizado no transporte de cana de açúcar.

SGP (Sistema Geral de Preferências)

– É um programa, dos países desenvolvidos, de benefícios tarifários de isenção total ou parcial do imposto de importação sobre produtos adquiridos de países em desenvolvimento.

Ship Broker

– Agente Marítimo.

Shipper (Embarcador)

– Na maioria dos casos é o próprio Beneficiário. Não havendo instrução em contrário, no Crédito, poderá ser um terceiro. É o mesmo que Consignator (consignante ou consignador).

Sider

– tipo de carroceria de caminhão, que tem lonas retráteis em suas laterais.

SIL

– Sistema de Informações Logísticas que providencia a informação especificamente necessária para subsídio da administração logística em todos os seus níveis hierárquicos.

Siscomex (Sistema Integrado de Comércio Exterior)

– Sistema informatizado e controlado pelos órgãos governamentais intervenientes no comércio exterior, que controlam as atividades de registro, acompanha¬mento e controle das operações.

Sobretaxa ou Surcharge

– Taxa adicional cobrada além do frete normal.

Supply Chain Management

– Gerenciamento da Cadeia de Abastecimento.

Tara

– Diferença entre os pesos bruto e líquido, representando a embalagem da mercadoria, o peso do con¬tainer vazio, ou peso do veículo vazio.

TEC

– Tarifa Externa Comum.

TEU

– Twenty Foot Equivalent Unit. Tamanho padrão de contêiner de 20 pés.

TKU

– Toneladas por quilômetro útil.

TMS

– Transportation Management Systems ou Sistemas de Gerenciamento de Transporte.

Transbordo ou Transhipment

– Transferir mercadorias/produtos de um para outro meio de transporte ou veículo, no decorrer do percurso da operação de entrega.

Transporte Intermodal

– é a integração dos serviços de mais de um modo de transporte, com emissão de documentos independentes, onde cada transportador assume responsabilidade por seu transporte.

Transporte Multimodal

– é a integração dos serviços de mais de um modo de transporte, utilizados para que determinada carga percorra o caminho entre o remetente e seu destinatário, entre os diversos modais ex¬istentes, sendo emitido apenas um único conhecimento de transporte pelo único responsável pelo transporte, que é o OTM – Operador de Transporte Multimodal.

Trânsito aduaneiro

– Regime aduaneiro especial que permite o transporte de mercadoria no território nacional,sob controle aduaneiro, de um ponto a outro do território aduaneiro, com suspensão do pagamento de tributos.

Transshipment

– Transbordo. Descarregamento e recarregamento dos bens, durante o curso da viagem, utilizando sempre o mesmo meio de transporte. Na mensagem SWIFT MT 700, indica se o transbordo é proibido ou permitido.

Trick

– é uma asa-delta motorizada que vem equipada com rodas e/ou flutuadores e assentos de fibra de vidro.

Truck

– Caminhão que tem o eixo duplo na carroceria, ou seja, são 2 eixos juntos. O objetivo é aguentar mais peso e propiciar melhor desempenho ao veículo.

Unitização

– é agregar diversos pacotes ou embalagens menores numa carga unitária maior. Waiver – Documento emitido pelo DMM (Departamento da Marinha Mercante), para que mercadorias pre¬scritas, quer dizer, aquelas importadas com benefícios governamentais, possam ser transportadas em navio estrangeiro na falta de navio de bandeira nacional.

WCS

– Warehouse Control Systems ou Sistemas de Controle de Armazém.

Wharfage ou Taxa de atracação

– É a taxa cobrada pela administração de um porto para utilização do mesmo, nas operações que envolvem atracação, carga, descarga e estocagem nas docas e armazéns ligados ao porto.

WMS

– Warehouse Management Systems ou Sistemas de Gerenciamento de Armazém.

Zona primária

– Área demarcada pela autoridade aduaneira nos portos, aeroportos e pontos de fronteira alfandegados.

Zona secundária

– Compreende o território aduaneiro, com exclusão da zona primária, nela incluídas as águas territoriais e o espaço aéreo.